Como Eles Fizeram

Cada vocação é o olhar de Cristo. Convidamos você a rezar sua vida como chamado de amor de Deus. #FelipeoEvangelizador

Imagem

Em comunhão com a Igreja do Brasil, que há quase 40 anos, vem celebrando e  rezando todas as vocações no decorrer das semanas de agosto, nós, Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, convidamos você jovem, a rezar sua vida como chamado de amor de Deus e a corresponder esse amor, assim como “Eles fizeram”.

Cada vocação é o olhar de Cristo. Ele continua voltando seu olhar de amor e misericórdia sobre outros tantos  Pedros, Andrés, Clélias, Mateuses, Felipes, que no hoje da história, se colocam no caminho de busca e discernimento da vocação. Deixe-se olhar por Jesus e ouse fixar o  olhar no d’Ele.

 

 

Momento orante VOCACIONAL

Felipe, o Evangelizador

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo

REFRÃO ORANTE: Eu te conhecia de ouvir falar hoje os meus olhos te podem contemplar! (Frei Décio)

 

REFLETINDO A VOCAÇÃO

Cateque do Papa Bento XVI em 06 de setembro de 2006 – Adaptado)

Felipe tem origens hebraicas, o seu nome é grego, como o de André. Ele provinha do mesmo lugar de origem de Pedro e de André, isto é, de Batsaida (cf. Jo 1, 44). O Quarto Evangelho narra que, depois de ter sido chamado por Jesus, Felipe encontra Natanael e diz-lhe: "Encontramos aquele sobre quem escreveram Moisés, na Lei, e os Profetas: Jesus, filho de José de Nazaré" (Jo 1, 45). Natanael dá uma resposta bastante céptica ("De Nazaré pode vir alguma coisa boa?"), perante a qual Felipe não se desencoraja e responde com determinação: "Vem e verás!" (Jo 1, 46). Nesta resposta, breve mas clara, Felipe manifesta as características da verdadeira testemunha: não se contenta em propor o anúncio, como uma teoria, mas interpela diretamente o interlocutor sugerindo-lhe que faça ele mesmo uma experiência pessoal do que foi anunciado. Também a nós diz o que dissera a Natanael: "Vem e verás". O Apóstolo convida-nos a conhecer Jesus de perto. De fato, a amizade, o verdadeiro conhecer do outro, precisa da proximidade, aliás, de certa forma vive dela. De resto, não se deve esquecer que, segundo o que escreve Marcos, Jesus escolheu os Doze com a finalidade primária que "andassem com Ele" (Mc 3, 14), ou seja, que partilhassem a sua vida e aprendessem diretamente Dele não só o estilo do seu comportamento, mas sobretudo quem era Ele realmente. Com efeito, só assim, participando na sua vida, o podiam conhecer e depois anunciar.

 

MADRE CLÉLIA

(Cartas de Clélia Merloni, Vol. II – Carta 5, p.77 e Carta 6, p.79)

“Que felicidade para o Apóstolo Felipe ter sido tão pronto e generoso em dar sua resposta ao chamado amoroso de Jesus, seguindo-o na sua vida apostólica. Vocês sabem o que fez Felipe? Após o chamado de Jesus, procurou o seu bom amigo Natanael e deu-lhe imediatamente a feliz notícia que encheu seu coração de santa alegria: “Encontramos Aquele de quem escreveram os Profetas, isto é, Jesus de Nazaré, filho de José”. Natanael, mal informado pelas notícias que corriam entre os judeus que esperavam o Messias como Rei Vencedor em Jerusalém, cercado de poder, majestade e glória, não pôde esconder o espanto, quando ouviu dizer que o Messias era Jesus, filho do pobre carpinteiro de Nazaré, e disse a Felipe: “De Nazaré pode sair algo de bom?’ Felipe não quis discutir e respondeu simplesmente:”Vem e vê.” Sabendo que Natanael possuia coração íntegro e sincero, pensou justamente que, apenas se encontrasse com Jesus e falasse com Ele, dissipar-se-iam todos os preconceitos da nação judaica e o reconheceria como o verdadeiro Messias”.

 

REZANDO A VOCAÇÃO

Texto Bíblico  Jo 1, 43-51

Naquele tempo, 43Jesus decidiu partir para a Galileia. Encontrou Felipe e disse: “Segue-me”. 44Felipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro.45Felipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos Aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”. 46Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Felipe respondeu: “Vem ver!” 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Felipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”.

49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

 

PROVOCAÇÕES

  • Quem estou buscando?
  • Como tenho acolhido a pessoa de Jesus, na pessoa do meu próximo que têm vindo a mim?

 

ORAÇÃO VOCACIONAL

Ó Jesus, Bom Pastor da Igreja, a ti confiamos os nossos catequistas. Sob a guia dos bispos e dos sacerdotes, saibam conduzir os que lhes são confiados a descobrir o autêntico significado da vida cristã como vocação, para que, abertos e atentos à tua voz, te sigam generosamente. Abençoa as nossas paróquias, transforma-as em comunidades vivas, onde a oração e a vida litúrgica, a atenção cuidadosa e fiel da tua Palavra, a caridade generosa e fecunda, se tornem o terreno favorável para o nascimento e o desenvolvimento de uma abundante messe de vocações. Ó Maria, Rainha dos Apóstolos, abençoa os jovens; que a teu exemplo, sejam dóceis à voz de Deus e ajuda-lhes a pronunciar, como Tu, o ‘sim’ generoso e incondicional ao mistério de amor e de predileção, ao qual o Senhor lhes chama. Amém. (João Paulo II – 1991)