SAGRADO CORAÇÃO. Jesus tem um rosto?

A imagem e o significado.

Imagem

CORAÇÃO DE JESUS É FONTE DE VIDA E AMOR

Muitos de nós estamos familiarizados com a imagem do Sagrado Coração. Jesus apresenta seu coração chagado e com chamas como a oferecê-lo a cada um de nós. É imagem presente em centenas de lares católicos. Uma devoção cultivada por gerações e muito recomendada pela Igreja.

O desenho de um coração sempre nos remete a expressões de afeto, de carinho. O Coração de Jesus fora do peito chama a atenção justamente para seu amor infinito, pronto a dar-se por inteiro. Em chamas, este Coração arde por nós, ou seja, seu amor é vivo, constante, atual. E, assim, como fogo transforma, seu amor pode também nos abrasar, ou seja, nos fazer mais amados, amáveis e amantes do seu Coração. É um convite de amor para nos deixarmos transformar e assemelhar-nos a este Coração que é manso e humilde. Como nos lembra o Papa Francisco "olhar para esse Coração e imitar os sentimentos mais verdadeiros". O Coração de Jesus é cheio de bondade e de amor, terno e pronto para acolher a cada pessoa.

Em muitos quadros, o Coração está coroado de espinhos e sempre apresenta a chaga, lembrando o relato evangélico: “um dos soldados golpeou-lhe o lado com uma lança, e imediatamente saiu sangue e água” (Jo 19,34). Estes sinais nos lembram que o amor do Coração de Jesus vai até as últimas consequências, ou seja, a ponto de dar a própria vida. Ele não poupa nada quando se trata da salvação de uma pessoa, qualquer que seja. Seu amor expresso na sua morte de cruz faz ressoar também o convite: “‘Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga” (Mt 16,24). Ao dar sua vida, Jesus se torna solidário ao sofrimento humano, sente a nossa dor e nos dá salvação. Seu Coração aberto nos soa como apelo a sermos também nós solidários, participantes do sofrimento da humanidade a começar pelo mais próximo.

Há diversas representações do rosto de Jesus nas diferentes pinturas e estampas do Sagrado Coração. Todas sempre expressam sua compaixão e como são acolhedoras! O Papa Francisco gosta de destacar a misericórdia que esta devoção expressa tão bem. Ele é a fonte do perdão, da ternura, da bondade. “Jesus nos amou muito, não com palavras, mas com fatos e com a vida”, insiste o Papa Francisco na solenidade do Sagrado Coração, em 2013.

Contemplar a imagem do Coração de Jesus é deixar-se tocar por este mistério, sentir seu amor em nossas próprias vidas, deixar que Ele nos perdoe e nos torne mais capazes de perdoar e amar.

Que este Coração aberto, pronto para dar-se inteiro por amor, nos inspire a também doar nossas vidas pelos nossos irmãos em gestos de bondade e misericórdia para com todos.

-----------------------------------

VOCÊ CONHECE O SUDÁRIO DE TURIM?

Foto: O Sudário está guardado na Catedral de Turim, na Itália, desde o século XIV.

Após perguntar-se como é possível que tantas pessoas se unam diante deste ícone de um homem açoitado e crucificado, Dom Cesare Nosiglia logo respondeu que isso ocorre pois “o Santo Sudário nos convida a contemplar a Jesus de Nazaré morto e ressuscitado, sua imagem impressa na tela fala ao nosso coração e nos leva a subir ao Monte do Calvário, a entrar no bosque da Cruz com ele e nos submergir no silêncio eloquente do amor e nos deixar alcançar por este olhar que não busca nossos olhos, mas nosso coração”.

O Santo Sudário nos comunica uma grande paz

Por fim, o custódio do Santo Sudário concluiu dizendo que esta relíquia “comunica uma grande paz. Este corpo torturado expressa majestade soberana e mostra uma energia contida mas poderosa, como se nos dissesse: ‘Tenha confiança, não percas a esperança, o poder dos ressuscitados conquista cada adversidade e inclusive a morte. O Santo Sudário nos convida a aceitar este anúncio e ser testemunha dele todos os dias através dos sinais dessa caridade que desperta a esperança nos corações dos pobres e dos que o acolhem com Fé”.

 

Esta é a mensagem que nos transmite Cristo através do seu Santo Rosto impresso no Sudário: a cada homem que esteja no seu grito de sofrimento, pronto para dizer “não posso mais! ”, o Senhor vai ao seu encontro para oferecer-lhe a rocha firme do seu amor, sobre a qual cada um de nós pode aferrar-se com segurança, sem medo de cair, pois “o Senhor é o [nosso] rochedo, [nossa] fortaleza e [o nosso] libertador” (II Samuel, 22,2)

“Senhor, ajudai-me a contemplar o Vosso rosto e a ver nele a maior expressão de amor que me destes. Que eu perceba na Vossa dor e no Vosso amor a força para carregar cada uma das minhas dificuldades nesta vida e a capacidade de trocar o meu rosto de angústia pelo Vosso rosto de paz. Por fim eu Vos peço que Vossa paz reine no meu coração quando esteja diante da cruz, porque Sois o meu Cireneu, pronto para levantar-me quando necessite.”

----------
Fonte:Gaudiumpress | Por: Ir. Lucas de Brito, L.C.