Como aprender a orar?

O primeiro passo para aprender a rezar é desejar. Desejar Deus, querer conhecê-lo para melhor amá-lo, para entrar em comunhão com Ele, para deixar-se amar por Ele.

Imagem

O primeiro passo para aprender a rezar é desejar. Desejar o que? Desejar Deus, querer conhecê-lo para melhor amá-lo, para entrar em comunhão com Ele, para deixar-se amar por Ele.

O Catecismo da Igreja Católica nos diz que o desejo de Deus é um sentimento inscrito no coração do homem, porque o homem foi criado por Deus e para Deus. Deus não cessa de atrair o homem para Si e só em Deus é que o homem encontra a verdade e a felicidade que procura sem descanso:

“A razão mais sublime da dignidade humana consiste na sua vocação à comunhão com Deus. Desde o começo da sua existência, o homem é convidado a dialogar com Deus: pois se existe, é só porque, criado por Deus por amor, é por Ele, e por amor, constantemente conservado: nem pode viver plenamente segundo a verdade, se não reconhecer livremente esse amor e não se entregar ao seu Criador”. (Gaudium et Spes, 19).

Para aprender a rezar, escolha um lugar apropriado para fazer a oração. Pode ser em uma Igreja, no seu quarto ou outro lugar onde você se sinta bem. Desligue-se de todo barulho, pois o silêncio é muito importante para ouvir o Senhor. Sinta a presença de Deus, deixe-se amar por Ele. Faça o sinal da cruz com devoção. Deus, que é Amor, está olhando para você, vê seu desejo de entrar em comunhão com Ele. Assim, já está em clima de oração, já está consciente de que Deus está presente e desejoso de entrar em íntima comunhão com você.

Agora que já se sente acolhido e amado por Deus, reconheça-se pecador. Ele conhece o seu íntimo, mas quer ouvir o seu pedido de perdão por todas as vezes que não foi fiel a tanto amor e se desviou do bom caminho. Deus é infinita misericórdia e sempre perdoa, dando a oportunidade de sempre voltar e estar nos seus braços amorosos. 

Para iniciar o diálogo com Deus escolha um texto da Sagrada Escritura que ilumine o momento que você está vivendo e medita esta Palavra como fez a Santíssima Virgem Maria que meditava e conservava tudo em seu coração. Se achar oportuno ou necessário, solicite ajuda de uma pessoa experiente na vida de oração.

Terminado este momento em que Deus lhe disse algo importante, procure entrar em comunhão com Ele e agradeça por este momento de oração com suas próprias palavras. Você pode dirigir-se ao Pai, Criador de tudo, ou ao Filho, Jesus, o Salvador ou ainda ao Espírito Santo que santifica sua vida. Fale de seus desejos, de suas preocupações, de seus sonhos e de tudo o que sente que pode dizer a Deus que é Amor. Saboreie esta experiência de união com o Senhor.

Com o coração cheio de esperança, volta para sua vida normal sentindo-se mais forte. Sinta-se como que se estivesse descendo do monte onde Jesus se transfigurou para você. Volta para a vida com o espírito renovado e de uma pessoa nova, transformada, desejosa de seguir aquilo que escutou de Deus para colocar em prática junto aos seus familiares, amigos, colegas.

Textos da Sagrada Escritura

Para auxiliar na sua oração, sugerem-se alguns textos da Sagrada Escritura que podem ajudar: A Samaritana no poço; A mulher adúltera; O cego de nascença; Zaqueu, o cobrador de impostos; As parábolas de Jesus e, especialmente, os textos nos quais Jesus revela-se a si mesmo como:

“Aprendei comigo que sou humilde e manso de coração”;
“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso”; 
“Eu sou a luz do mundo, quem me segue não anda nas trevas, mas terá a luz da vida”;
“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá sua vida pelas ovelhas”;
“O Pastor chama cada uma de suas ovelhas pelo nome” (Jo 10,13);
“O Senhor é meu pastor, nada me faltará” (Sl 22, 1);
“Eu sou o caminho, a verdade e a vida”;
“Ninguém vai ao Pai sem passar por mim” (Jo 14,6); 
“Eu sou a videira verdadeira”;
“Permanecei em mim e eu permanecerei em vós”;
“O ramo não pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira”;
“Também vós não podereis dar frutos se não permanecerdes em mim”;
“Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muitos frutos”;
“Quem não permanecer em mim será lançado fora como um ramo e secará”; 
“Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado”;
“Eu sou a fonte de água viva”;
“Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo. Mas quem beber da água que eu lhe darei, esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água que jorra para a vida eterna” (João 4, 13-14);
“Eu sou o pão da vida”;
“Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo” (Jo 6,44-51).

Concluindo

Aprende-se a rezar, rezando. Para isso é importante dedicar um tempo, todos os dias, para entrar em comunhão com Deus através da oração. E também pedir a Deus a graça de aprender a rezar e rezar bem, pois a oração é tão necessária para a vida como é necessário o alimento. Façamos como os Apóstolos que pediram a Jesus que os ensinasse a rezar. E Jesus disse: “Quando vocês rezarem digam: 'Pai nosso, que estais nos céus! Santificado seja o vosso nome. Venha a nós o vosso Reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia dai-nos hoje. Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém'”.